sexta-feira, dezembro 19, 2008

Quando a imagem no espelho acaba de mudar

É complicado. Criamos uma imagem de nós mesmos. Quando nos olhamos no espelho precisamos de alguma imagem que remeta ao reflexo que ele mostra. Esta imagem se revela com os nomes que damos a nós mesmos. Fulano é engenheiro, Cicrano é advogado, Beltrano é médico. E por ai vai.
Eu não fujo a regra que eu mesmo inventei. Eu me olho no espelho e vejo um filósofo. Via um bom filósofo. E aqui, não há ego. Tanto não há, que assumo meu erro. De verdade, sem ironia desta vez.
Fiz a prova do Estado para saber qual seria minha colocação para a atribuição de aulas em 2009. Acabei de conferir o gabarito. De 25 questões, acertei somente 13 questões.
13 de 25.
Ridículo. Eu esperava muito mais de mim mesmo. Absurdamente mais.
Agora tenho que encarar o fato de que não sou o filósofo que acredito ser. Pelo contrário. Sou um filósofo mediano, desses que eu vivo criticando, gozando.
Seis anos após iniciar o curso de filosofia, eu admito. Fracassei.
Não tenho emprego na área, não adquiri o conhecimento que deveria.
Meu mais sincero pedido de desculpas a todas as pessoas que acreditaram em mim nesses anos todos. A todos aqueles que acreditaram que eu era bom naquilo que eu fazia.
Até aqui, foi em vão.

7 comentários:

Anônimo disse...

Rafa,não creio que seja necessário pedir desculpas. Só DEUS sabe os desígnios e os porquês. Só nos resta seguir em frente,de cabeça erguida.
Bem erguida!!

Se cuida!
Abração!!

Natália Coelho disse...

A vida é assim mesmo, nem sempre nos damos bem.
O importante é não desistir, eu mesma fui aluna destaque na escola e não passei no vestibular.
Decepção para muita gente, mas não pra mim.
Porque vou continuar tentando...

Abraços...

Larissa disse...

Olá, vim aqui retribuir o seu comentário e dizer que as diferenças existem, estão aí em todas as pessoas, apesar de passarmos a vida buscando os compatíveis conosco.
Pelo pouco que vi aqui no seu blog (provavelmente bem mais do que vc leu do meu) percebi que apesar de vc ter ido lá e ter feito bom xingamento quanto aos meus gostos pessoais, vi que temos algumas coisas em comum: o gosto por filmes de artes marciais, estarmos desempregados, descontentes e achando que poderíamos sermos muito melhores do que a realidade nos mostra, temos opiniões bem parecidas quando o assunto é política e o post sobre os atletas da olimpíada vc retratou exatamente tudo o que eu acho..

O saldo foi bem positivo apesar de vc ser um tanto intolerante com outras pessoas, situações, etc.. bom, eu já fui assim. A terapia com minha psiquiatra tem me ajudado nesse ponto.
Abstrai um pouquinho de revolta do mundo não ser parecido com vc.. nem com o que vc pensa sobre ele. Vai por mim, não adianta se revoltar nem ofender outras pessoas, isso não fez mal pra mim, mas tenho certeza, que pelo nível da sua resposta no meu blog, pra vc fez um pouquinho.. uma hora vc explode!
Procura assistir uns besteiróis de vez em quando.. RIR faz bem!

Mas foi bom por um lado, conheci seu blog, que é bem legal.

Até mais, voltarei mais vezes.

Unknown disse...

Não é por conta de uma simples provaque você jogatudo abaixo...isso aconteceu com os grandes filósofos também. Vamos lá, Nietzsche, nunca foi reconhecido em vida e até pouco tempo atrás nem filósofo era considerado....a história é repleta de acontecimentos que faz a gente rever tudo que acontece conosco...reveja o que foi dito!

Anônimo disse...

Eu acredito em você. E se eu não achasse que vc fosse bom, não acreditaria.

E vc vai deixar que uma simples prova "prove" que vc não é bom, ou que é um fracasso?

Animo meu caro Andolini(ou seria Corleone?), todos passam por coisas assim, mas sobrevivem, e mais fortes. Vikings enfrentam a dor de frente, vc mesmo me disse isso uma vez.

Rodrigo (dessa vez para vc não me confundir com outro anônimo...rs)

Anônimo disse...

QUE CADA HOMEM DESCUBRA NO SEU SEMELHANTE UM COMPANHEIRO.
EM CADA COMPANHEIRO UM AMIGO.
EM CADA AMIGO UM IRMÃO.

FELIZ NATAL !!!

Abração,Rafa

Unknown disse...

Eu não acredito que vc fez isso! Não há a menor necessidade de vc provar nada para ninguém, e se vc se decepcionou contigo mesmo, faça melhor, mas não tente provar para os outros, bobeira, isto não leva a nada, amanhã ou depois, algumas pessoas nem lembraram nosso nome, salvo algumas almas bondosas que valem a pena, fora estas, ninguém merece pedido de desculpas não... sai dessa.